domingo, 4 de janeiro de 2015

Antissepsia X Assepsia

Assepsia foi definida pelo Ministério da Saúde como conjunto de medidas utilizadas para impedir a
penetração de microorganismos em local que não os continha.
Conforme a definição, a prática da assepsia se utiliza de meios apropriados para impedir a introdução
de microorganismos no organismo. Ela difere da antissepsia, pelo fato de não empregar agentes
terapêuticos.
Neste contexto, os profissionais de saúde utilizam medidas de assepsia para evitar, direta ou indiretamente, a transmissão de microorganismos.
Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os microorganismos em sua superfície.
(ANVISA).

Os conceitos parecem simples, mas se pararmos para pensar nas atividades desenvolvidas no dia-a-dia com nossos pacientes percebemos em quais a antissepsia precisa estar presente.
Vários são os produtos utilizados, dentre eles destacamos o iodo povidona PVPI, o qual é muito utilizado na antissepsia e degermação. Porém, os diferentes tipos de PVPI são utilizados em diferentes superfícies.


O antisséptico clorexidine aquoso faz a antissepsia, antes de procedimentos invasivos, com um tempo de ação residual de 5 a 6 horas. Já o álcool a 70% glicerinado tem ação imediata e faz a antissepsia de procedimentos que não necessitam de efeito residual por serem de curta duração.
A antissepsia das mãos: em unidades de terapia intensiva, berçário de alto risco, unidades de transplantes, hematologia e na realização de pré e de pós procedimentos e exames invasivos deve ser realizada utilizando-se a mesma técnica de higienização das mãos, incluindo os antebraços, porém, usando os antissépticos acima citados.

Observação:

Ao utilizar PVPI ou clorexidine não utilizar álcool a 70% imediatamente após, pois este inativa a ação residual dos mesmos. O uso do PVPI é contra indicado em recém-nacidos e grandes queimados devido a sua absorção transcutânea de iodo, podendo acarretar hipertireoidismo. A clorexidine deve ser utilizada em caso de pacientes ou funcionários alérgicos ao iodo.

Um comentário: