O linfedema ou edema linfático é uma das principais complicações da erisipela. Que ocorre quando há a destruição do vaso linfático pelo processo infeccioso da pele acumulando líquido linfático no espaço intersticial do tecido subcutâneo.
Pode ser classificado de acordo com a etiopatogenia em primário e secundário. O primário resulta de anomalias do desenvolvimento do sistema linfático durante a linfangiogenese; o secundário compreende a maioria dos casos de linfedema e resulta da obstrução ou disfunção do sistema linfático, adquirida, geralmente devido a doença infecciosa, obstrução neoplásica ou tratamento associado a doença neoplásica [linfadenectomia, radioterapia], intervenções cirúrgicas, lesões traumáticas e doenças inflamatórias.
O linfedema é um edema, ou seja, um inchaço duro e persistente, que caso não tratado, pode tornar-se uma doença crônica, alterando a estética, a mobilidade, além de causar uma sensação de peso e desconforto na região afetada.
O tratamento consiste em medicações linfotônicas, drenagem linfática, elastocompressão.
*Procure seu cirurgião vascular*
Aos interessados em fazer um curso presencial, favor responder ao formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclDSuLdRlTOGo0pLCsa_pWN1h5mqoUPsfbZKTdZOjGIAteEA/viewform
Nenhum comentário:
Postar um comentário