domingo, 26 de abril de 2015

Hipertrofia ventricular esquerda

HVE (hipertensão de Ventrículo Esquerdo), chamada antigamente de Hipertrofia Ventricular.

A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) caracteriza-se por um espessamento anormal da parede muscular do ventrículo esquerdo. A hipertensão arterial é a principal causa da hipertrofia ventricular esquerda. O ventrículo esquerdo é a principal câmara do coração, que bombeia o sangue em direção ao cérebro e ao restante do corpo (exceto a circulação dos pulmões, que é irrigada pelo ventrículo direito). Qualquer situação que acarrete uma sobrecarga para essa câmara , poderá causar uma hipertrofia ventricular esquerda.


- Hipertensão arterial e obesidade: 

A hipertensão arterial é a principal causa da hipertrofia ventricular esquerda. Nessa doença há uma sobrecarga crônica de pressão sobre o ventrículo esquerdo. A obesidade severa também causa uma sobrecarga crônica ao coração, podendo também causar a hipertrofia ventricular esquerda. 

- Doenças da válvulas cardíacas: 


Como o estreitamento da válvula aórtica (estenose aórtica) , ou ainda , a insuficiência das válvulas aórtica ou mitral , podem causar uma sobrecarga de volume (uma quantidade anormal de sangue permanece dentro do ventrículo após a sua contração) , que leva à hipertrofia ventricular esquerda.

- Doença arterial coronariana:


Essa doença caracteriza-se pela presença de placas de gordura nas artérias do coração . Essa falta de irrigação de sangue do músculo cardíaco , poderá levar ao aparecimento da hipertrofia ventricular esquerda.


- Doenças do músculo cardíaco:


A miocardiopatia hipertrófica é uma doença genética , caracterizada pelo desenvolvimento de uma intensa hipertrofia ventricular esquerda (principalmente na região do septo , porção do músculo cardíaco que separa o ventrículo esquerdo do ventrículo direito). Nessa doença não é necessário a presença de uma sobrecarga de pressão ou volume , para que surja a hipertrofia ventricular esquerda . Outras doenças do músculo cardíaco, como as cardiopatias dilatada e restritiva, também podem cursar com graus variáveis de hipertrofia ventricular esquerda.


Sinais e sintomas:

A hipetrofia ventricular esquerda poderá fazer parte do quadro de uma doença totalmente assintomática, como costuma ser os casos de hipertensão arterial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário