sábado, 7 de maio de 2016

Ética x Moral

Qual a diferença entre ética e moral?

Atualmente, distingue-se ética e moral.

A MORAL é entendida como um conjunto de princípios, valores e normas que regulam a conduta humana em relações sociais, existentes em determinado momento histórico, principalmente do coletivo e na sociedade contemporânea, coexistem em um mesmo contexto social, diferentes morais, fundadas em valores e princípios diferenciados.

A ÉTICA implica em opção individual, escolha que requer adesão íntima da pessoa valores, princípios e normas morais: é ligada intrinsecamente à noção da autonomia individual. Visa à interioridade do ser humano, solicita convicções próprias que não podem ser impostas de fontes exteriores ao indivíduo. Assim, cada pessoa é responsável por definir a sua ética. É um dos mecanismos de regulação das relações sociais do homem que visa garantir a coesão social e harmonizar interesses individuais e coletivos. É a reflexão crítica sobre o comportamento humano que interpreta, discute e problematiza os valores, os princípios e as regras morais à procura da “boa vida” em sociedade, do bom convívio social. (FORTES,1998).

Podemos dizer que:

Ética: é uma opção/escolha que vem de dentro (indivíduo) para fora (sociedade). Considera-se ética como o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana (julgamento) suscetível. Entende-se, como escolha/julgamento entre o “certo” e o “errado” ou o “bem” ou “mal”.

Moral: é uma opção/escolha de fora (sociedade) para dentro (indivíduo).

Fonte: FORTES, P.A.C. Ética e Saúde: questões éticas, deontológicas e legais. Autonomia e direitos do paciente, São Paulo. EPU. 1998.

Siga

https://www.facebook.com/enfpriscilasdelpintor/

https://www.facebook.com/anatomiaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário