domingo, 14 de setembro de 2014

Diferença entre HIV e AIDS


Olá pessoal!!!

Bom acho que está mais do que na hora de todos entenderem a diferença entre AIDS e HIV.

Recentemente foi postada uma questão que envolvia uma DST do sistema imunológico humano... E pra minha surpresa mais que metade respondeu HIV.

Nem sei por onde começo, mas vamos lá!

HIV = Vírus da imunodeficiência humana, que em inglês é VIH = human immunodeficiency vírus.

No período inicial da infecção com o HIV o indivíduo pode apresentar sintomas de gripe, pode também passar um longo período assintomático. Á medida que vai progredindo ela interfere no sistema imunológico, tornando a pessoa mais vulnerável às doenças, como câncer e infecções oportunistas. Mas a progressão divide-se em três fases: Infecção aguda, latência e AIDS. Ou seja, inicialmente sintomas de gripe, os sintomas nessa fase pode durar entre uma u duas semanas e como não são sintomas específicos não é reconhecido como sinais de infecção por HIV. O período de latência clínica é o período assintomático que pode variar de 3 a 20 anos. Próximo do final desta fase o indivíduo apresenta perda de peso, febre, problemas gastrintestinais e dores musculares. E por fim a AIDS, que é a DOENÇA. Alguns chamam de SIDA que nada mais é que a sigla em inglês pra acquired immunodeficiency syndrome. As condições iniciais que podem alertar a AIDS são caquexia, pneumocistose, candidíase esofágica. Por estarem com o sistema imunológico enfraquecido as pessoas com AIDS tem um maior risco pra desenvolver vários tipos de câncer, além de apresentar sintomas sistêmicos como febre prolongada, suores principalmente à noite, inchaço nos gânglios linfáticos, calafrios, fraqueza, perda de peso, diarreia e alguns também apresentam sintomas psiquiátricos.

Em suma, HIV causa a AIDS.

Tratamento

Não existe vacina ou tratamento. Existe uma terapia que deve ser iniciada após exposição ao vírus, chamado profilaxia pós-exposição (PEP)com duração de quatro semanas de dosagem. A terapia antirretroviral consiste em NRTIs que incluem: zidovudina (AZT) ou tenofovir (TDF) e lamivudina (3TC) ou emtricitabina (FTC). As combinações de agentes, que incluem inibidores de protease, são usados ​​se o regime acima perder eficácia.

 

Espero ter tirado a dúvida... No grupo no Facebook tem uma apostila sobre AIDS. Sintam-se a vontade pra entrar e fazer o download.

https://www.facebook.com/groups/290445307808051/

 Obs: Não usei termos técnicos, porque nem todos que acessam o conteúdo é da área, portanto não tem obrigação de saber o significado dos mesmos, nem me aprofundei em imunologia, falar de células TCD4 e TCD8, mutação, lise, apoptose....pelo mesmo motivo.

Junte-se a nós no Facebook

https://www.facebook.com/groups/290445307808051/


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário