sábado, 18 de julho de 2015

Gestantes e vacinas


  •          As gestantes não devem receber vacinas vivas, pois existe a possibilidade de passagem dos antígenos vivos atenuados para o feto e de causar alguma alteração, como malformação, aborto ou trabalho de parto prematuro.

  •         Nas situações especificas de profilaxia, estará indicada a imunização passiva, que prevê o recebimento de soros ou imunoglobulinas especificas, como a imunoglobulina especifica contra varicela ou hepatite B ou imunoglobulina hiperimune.

  •        De maneira geral, não ha contraindicação de aplicação de vacinas virais atenuadas para as mães que estejam amamentando, pois não foram observados eventos adversos associados a passagem desses vírus para o recém-nascido. No entanto, a vacina febre amarela não esta indicada para mulheres que estejam amamentando, razão pela qual a vacinação deve ser adiada ate a criança completar seis meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, deve-se avaliar o beneficio pelo risco. Em caso de mulheres que estejam amamentando e tenham recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com o mínimo de 15 dias). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário