domingo, 24 de maio de 2015

Aprenda como respirar melhor

Aprenda como respirar melhor

Uma respiração correta tonifica os pulmões e aumenta nossa energia


Como muito bem sabem os cantores e os esportistas, respirar corretamente é fundamental para conseguir um melhor rendimento sem perder a respiração.
Respirar bem é fundamental para nos recuperarmos de uma cirugia cardíaca ou de infecção respiratória.
Dominar os movimentos respiratórios, além de aliviar nossa angústia, pode nos ajudar a liberar a tensão emocional. As pessoas que praticam yoga sabem muito bem disto e muitos terapeutas ensinam técnicas de respiração para ajudar pacientes a se recuperarem de doenças pulmonares. 
Se você é como a maioria das pessoas, é possível que a sua respiração seja automática e pouco eficiente para satisfazer as necessidades orgânicas. Todos tendemos a respirar superficialmente, ou seja, não enchemos completamente os pulmões de ar. 
Você suspira com frequência?
Se a resposta é sim, isto indica que a sua respiração não é correta e, muito pelo contrário, é insufuciente.
Nosso corpo recorre ao suspiro para encher nossos pulmões de ar. No entanto, os suspiros têm algum significado?
O suspiro é um mistério que alguns cientistas, como Karl Haivor Teigen da Universidade de Oslo, tem tentado investigar. Segundo seu estudo, além da função fisiológica, os suspiros têm uma finalidade psicológica. Suspiramos para nos aliviar de estados de ânimo negativos, quando nos sentimos frustrados ou resignados para mudar as coisas, o que nos ajuda a tomar uma pausa antes de continuar.
Também suspiramos de forma espontânea quando nos entediamos ou quando nos sentimos decepcionados ou tristes. Seja qual for o significado, os suspiros são para muitas pessoas reconfortantes e necessários e, na maioria das vezes, um alívio físico e psicológico. 
Como aprender a respirar melhor
O mais importante para respirar bem é manter uma postura erguida para não oprimir os pulmões, porque respirar é muito mais que inspirar e expirar.
Para regular a respiração é fundamental  aprender a soltar o ar de forma eficiente.
Os especialistas dizem que a energia se renova melhor através da expulsão eficiente do ar que pelos  movimentos forçados de inspiração. Por isso, cantar é um bom exercício respiratório,  estimula e faz mais completa a   expiração.
Ajude a expulsar o ar dos seus pulmões com mais frequência. Não deixe de fazer um bom exercício para melhorar seu estado de ânimo também.
Controlar a respiração, aprendendo a exalar corretamente, pode ajudar-nos a adaptar nosso organismo a diferentes situações.  Por exemplo, quando entramos em uma ducha e a nossa pele entra em contato com a àgua fria, a nossa respiração se “paraliza”. Começamos a arfar e nossos músculos se contraem, mas se buscamos eliminar o ar de forma uniforme e suave, notaremos como a temperatura da àgua não nos incomoda tanto.
Também teremos a sensação de que será mais fácil levantar algo pesado se, antes, enchermos bem os pulmões e segurarmos o ar enquanto fazemos o esforço. 
Exercícios para respirar melhor
Quando subimos escadas ou andamos em uma subida, nosso ritmo respiratório se acelera, porque nossos músculos necessitam de mais oxigênio. Isto faz com que  se elimine mais quantidade anidrido carbônico e entre mais oxigênio nos pulmões. Te explicaremos alguns exercícios que te ajudarão a conquistar uma respiração mais consciente:
  1. Subir escadas: este é um exercício muito fácil de fazer. Só necesita ter em frente uma escada e a vontade de subí-la. É importante que mantenha os ombros para trás durante os exercícios. Comece a subir os dois primeiros degraus e inspire suavemente. Segure o ar e solte-o pouco a pouco nos dois degraus seguintes. Este ritmo de inspiração durante dois degraus te permitirá pecorrer o trajeto sem que te falte o ar ao chegar ao final. O importante é adquirir o hábito de respirar bem e, isso, é uma questão de tempo e força de vontade, no entanto, quando você dominar esta técnica, verá que terá aumentado sua capacidade pulmonar e já poderá respirar melhor.
  2. Subir uma colina ou um aclive: agora vamos  praticar uma respiração mais lenta. Comece a subida. Inspire durante três passos e expire durante os três passos seguintes, ou seja, três de inspiração e três de expiração. Sempre mantenha os ombros para trás para aumentar a capacidade pulmonar.
    Com esta simples mudança de ritmo respiratório você perceberá como foi possível subir sem perder a respiração.
  3. Para acalmar a tensão: relaxe e, sentado, com os ombros o mais trás possível, expire suave e completamente. Não force muito. O importante é inspirar devagar até que perceba que os pulmões estão cheios e expirar lentamente pelo nariz com um largo suspiro, mantendo os ombros para trás. Repita o exercício umas doze vezes. Sentirá, em seguida, os efeitos da abundante entrada de oxigênio en seu organismo, que estimulará  seu cérebro e aliviará a tensão nervosa.
    Ler em voz alta, contar ou sussurar são outros exercícios que te ajudarão a melhorar a respiração. 
    O maior benefício de expirar corretamente é estar consciente dela. Isto te ajudará a mudar seus hábitos respiratórios, além de sua postura corporal, porque, a respiração consciente também ajuda a corrigir as costas encurvadas e os ombros caídos. Ao relaxar o abdômen, a respiração se torna mais fácil e profunda.
    Não deixe de praticar, seus pulmões te agradecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário