Sistema Circulatório e o Coração
Artérias, veias e capilares distribuem oxigênio e nutrientes para todo o organismo
O coração é um músculo do tamanho de uma mão fechada, situado na parte esquerda do centro do peito.
Este maravilhoso órgão funciona como uma bomba dupla. Enquanto que o lado direito do coração recebe o sangue pobre em oxigênio e outros detritos metabólicos do organismo e os envia aos pulmões, o lado esquerdo recebe o sangue já oxigenado pelos pulmões e o ejeta para ser distribuido para todo o corpo.
Este complexo órgão é capaz de bombear 5 litros de sangue em um minuto para enviar o oxigênio e os nutrientes necessários para o funcionamento das células das diferentes partes do organismo através do larguíssimo sistema circulatório.
Sistema circulatório humano
Imaginemos que o sangue é um trem que viajará através do sistema circulatório e que percorrerá uma ferrovia (vasos sanguíneos) de uns 100.000 km de distância.
Esta impressionante rede ferroviária com forma de oito, está formada por artérias, veias e capilares que levarão o fluxo sanguíneo até o seu destino: as células dos tecidos dos órgãos do corpo humano, onde deixará o oxigênio e recolherá os detritos metabólicos.
A viagem pelo sistema cardiovascular se inicia na estação chamada nó sinusal, situado na parte superior do coração, onde se inicia o batimento cardíaco. Alí o chefe da estação apita para que o trem saia com o carregamento de oxigênio e nutrientes, graças ao envio de impulsos elétricos regulares que saem do nó sinusal e que estimulam o coração para que se contraia para expulsar este trem (ciclo cardíaco).
Neste caminho, as quatro válvulas cardíacas (mitral, tricúspide, pulmonar e aórtica) têm uma função muito importante: abrirão a barreira para deixar que o sangue avance e logo se fecham para evitar que o sangue flua de volta.
As válvulas cardíacas garantem que o sangue circule em uma só direção.
As válvulas cardíacas garantem que o sangue circule em uma só direção.
Duas rotas: circulação pulmonar e circulação sistêmica
Devido a que o corpo humano é muito grande, existem duas rotas que atuam de forma simultânea. Trata-se de uma via circular unidirecional divida em:
Circulação menor ou pulmonar: impulsada pelo ventrículo direito. A artéria pulmonar transporta sangue pobre em oxigênio do coração aos pulmões. Quando respiramos, o dióxido de carbono se separa do sangue ao expirar e capta o oxigênio ao inspirar. O sangue oxigenado volta para a aurícula esquerda do coração através das veias pulmonares (são 4).
Esta rota é menor que a rota sistêmica e tem uma pressão mais baixa.
Esta rota é menor que a rota sistêmica e tem uma pressão mais baixa.
Circulação maior ou sistêmica: este caminho, bombeado pelo ventrículo esquerdo, leva o sangue oxigenado a todos os tecidos do corpo. Depois do trajeto o sangue com menos oxigênio e com mais dióxido de carbono volta para a aurícula direita e daí ao ventrículo direito.
Vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares
Para distribuir o sangue com oxigênio e nutrientes, o trem sanguíneo ou sistema vascular flui por três tipos de vias:
Artérias: vinte artérias principais transportam o sangue oxigenado desde o coração aos tecidos do organismo. As paredes das artérias estão recobertas de um ampla camada de fibras musculares e tecido elástico (endotélio) que alongam-se e retraem-se quando o sangue passa por elas com pressão, como um trem de alta velocidade enviado pelas contrações do coração. As artérias se ramificam em vasos mais pequenos (arteríolas) e estes em capilares.
- Artéria pulmonar: leva o sangue sem oxigênio do coração aos pulmões.
- Artéria carótida comum: leva o sangue para a cabeça e para o cérebro.
- Artéria subclávia: abastece o braço e o tórax.
- Artéria branquial: irriga a parte superior do braço.
- Artérias abdominais: fornece sangue desde o coração ao abdômen e pernas.
- Artéria esplênica: irriga o pâncreas, estômago e baço.
- Artéria mesentérica superior: leva sangue aos intestinos.
- Artéria ilíaca comum: abastece pélvis e pernas.
- Artéria femoral: irriga as coxas e os joelhos.
- Artéria tibial anterior: abastece o interior da perna e o pé.
- Artérias renais: leva o sangue aos rins.Veias: o trem com o sangue sem oxigênio e com os detritos metabólicos se dirige às veias: veia cava inferior e superior. Estas desembocam na parte direita do coração.As veias têm paredes finas e válvulas que evitam que o sangue retroceda já que o sangue aí viaja a pouca velocidade e contra a força da gravidade.
- Veia cava superior: transporta sangue sem oxigênio desde a parte superior do corpo ao coração.
- Veia cava inferior: drena sangue da parte inferior do corpo.
- Veias pulmonares (são 4): levam sangue dos pulmões ao coração.
- Veia branquial: drena o braço.
- Veia hepática: drena o fígado.
- Veia renal: drena o rim.
- Veia jugular interna: drena o cérebro.
- Veia femoral: drena a coxa.
- Veia safena maior: drena pés e pernas (lado interior).
- Veia safena menor: drena pés e pernas (lado exterior).
- Veia ilíaca comum: drena pélvis e pernas.Capilares: são os mais pequenos e abundantes e transportam o sangue através dos tecidos, unindo arteríolas e vênulas. As arteríolas medem menos de 0,3 mm de diâmetro.Problemas no sistema vascularUma das doenças que afetam as artérias é a arteriosclerose ou atherosclerosis. Este transtorno se produz quando as artérias se engrossam e se tornam rígidas. Os coágulos sanguíneos (trombos) podem obstruir os vasos e bloquear o fluxo ao coração (infarto) ou ao cérebro (acidente vascular cerebral).
Nenhum comentário:
Postar um comentário